Todos nós temos informações sobre produtos e estratégias para alcançar um maior bem-estar físico. No entanto, muitas vezes esquecemos algo fundamental: se queremos ter energia durante o dia e executar adequadamente, é necessário dormir o suficiente, normalmente oito horas. Caso contrário, nossa mente se torna desajeitada e temos uma sensação de cansaço e desconforto.

Aprendendo a ouvir o corpo

O resto que o sono fornece é dado pelos ritmos vitais do organismo, conhecidos como ciclos circadianos. Estes ciclos são regulados pelo nosso relógio biológico interno e nos permitem adaptar-nos às mudanças diárias, especialmente a mudança entre o dia e a noite.

Os ciclos circadianos estão presentes em todos os seres vivos, incluindo plantas. No caso dos seres humanos, o relógio biológico está localizado no cérebro, especificamente em um grupo de neurônios localizados perto do nervo óptico. Neste lugar, os neurônios especializados capturam a luz do dia e, a partir desta informação, nosso organismo sabe quando tem que dormir. Em outras palavras, nosso cérebro é sincronizado com as mudanças luz-sombrias que ocorrem durante o dia.

Independentemente de como funcionam os ciclos circadianos de cada pessoa, há uma questão fundamental: todos precisamos dormir por cerca de oito horas para que as atividades diárias sejam realizadas de forma normal e eficiente

Para alguns, a necessidade de dormir oito horas é realmente um mito, uma vez que o número de horas depende de vários fatores: a idade, o tipo de vida e o relógio biológico do indivíduo.

Além do debate sobre o número de horas que devemos dormir, é evidente que o descanso para dormir tem múltiplos benefícios: ajuda a memória, melhora a capacidade de aprender em tarefas complexas e aumenta a criatividade. Os especialistas do sono dizem que, se não dormimos entre 6 e 8 horas, nosso corpo reage negativamente, porque sofre estresse, irritabilidade e depressão.

O melhor indicador de que estamos dormindo as horas necessárias é levantar energia e encorajamento para realizar nossa vida diária. Em qualquer caso, as oito horas para dormir são o indicador válido para a maioria das pessoas.

Somos alarcas ou corujas

Algumas pessoas são madrugadores porque seu relógio biológico faz com que eles acordem muito cedo, geralmente ao amanhecer. Essas pessoas acordam com energia e querem fazer coisas.

Outras pessoas vão para a cama muito tarde e se não tivessem obrigações que iriam acordar ao meio-dia.

Os primeiros são conhecidos como cotovias e o segundo como corujas. A diferença entre um e outro depende do relógio biológico de cada indivíduo.

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